(38) 3722-3295

Projeto:  Avaliação da diversidade e estrutura genética da população translocada de Coleocephalocereus purpureus para a RPPN Pasmado, Itinga/MG.

Líder do Projeto: Ricardo de Souza Santana, Biólogo MSc

Esta Pesquisa é uma parceria entre o Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG/Campus Bambuí, Empresa Nativa Meio Ambiente e empresa NOVA AURORA MÁRMORES E GRANITOS, em fase de desenvolvimento pela Bióloga e Mestranda em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental, Daphne Fraga, sob orientação do Dr. em Genética, Sr. Gustavo Lacorte.

O Projeto visa desenvolver uma ferramenta molecular e acessar a diversidade e estrutura genética da população do cacto Coleocephalocereus purpureus presente na RPPN Pasmado, o qual trata-se de uma espécie rara e endêmica do Estado de Minas Gerais, com ocorrência em afloramentos rochosos da região de Itinga, no Vale do Jequitinhonha, sendo também classificada na Revisão da Lista das Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Estado de Minas Gerais (Biodiversitas – 2007), como espécie Criticamente em Perigo – CR, em virtude das atividades de extração mineral.

Portanto, espera-se que esta Pesquisa desenvolva um marcador molecular que contribuirá para estabelecer estratégias que garantam a sobrevivência da população dos cactos translocados, uma vez que será possível determinar a amplitude da diversidade genética da referida espécie na RPPN, bem como traçar o ideal manejo para a conservação in situ do Coleocephalocereus purpureus.