(38) 3722-3295

Projeto:  Projeto de Resgate, Salvamento e Reintrodução do Cactos Coleocephalocereus purpureus da empresa NOVA AURORA MÁRMORES E GRANITOS
Líder de Projeto: Ricardo de Souza Santana, Biólogo MsC

A NATIVA elaborou o estudo de Resgate, Salvamento e Reintrodução em uma área já explorada por mineração de granito ornamental em Itinga, Minas Gerais no ano de 2008. O estudo de longo prazo contou com a busca e mapeamento de todas as populações existentes de C. pupureus, criação de uma RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural. Após todas as etapas do projeto aprovadas pelo órgão ambiental de Minas Gerais (SEMAD) foram executados o resgate e salvamento de 53 grupos de cactáceas para a área de RPPN. Ainda hoje são monitorados os grupos de indivíduos reintroduzidos na RPPN, cujo objetivo é a preservação de uma espécie com área de distribuição limitada a 15 km2.

Esse estudo elaborado e executado pela NATIVA é considerado um marco para a gestão de espécies em alto risco de ameaça, inclusive é o único projeto já aprovado no Brasil de Resgate, Salvamento e Reintrodução de espécies de cactáceas.

Galeria de fotos